O Auditório José Ferreira da Silva, em Macapá, foi palco de uma importante Mesa Redonda sobre Autismo. O evento, promovido pela Medclin Laboratórios, foi voltado para todos os colaboradores.
O encontro representou um esforço significativo para aprofundar a compreensão e fortalecer o apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.
“Foi um rico debate sobre os desafios atuais, as últimas pesquisas e as melhores práticas no manejo do autismo”, explicou Denise Baía, psicóloga e especialista em análise do comportamento aplicada, que participou ativamente como palestrante no evento.
O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento, afetando um número crescente de indivíduos em todo o mundo.
“Aqui no nosso estado, assim como em outras localidades, a conscientização sobre o autismo tem aumentado, impulsionada pela luta de famílias e pela atuação de profissionais. É um processo de conscientização da sociedade e, muitas vezes, até dos pais e mães atípicos que, pela falta de informação correta, acabam não compreendendo seus filhos e filhas”, esclareceu a especialista.
O evento reuniu especialistas da área, que participaram ativamente do debate:
- Alexandre Silva: Sócio Diretor técnico da Medclin, Biomédico com CRBM 927/PA e Pai atípico;
- Denise Baía: Psicóloga com CRP 10/09774, Bacharel em Psicologia e Especialista em Análise do Comportamento Aplicada;
- Pahula Ramos: Fonoaudióloga com CRFa: 9-7696-AP e Especialista em Fonoaudiologia para autismo.
A realização deste evento demonstra o compromisso da Medclin em promover a informação e a conscientização sobre o autismo entre seus colaboradores.
“Que todas as empresas tenham essa sensibilidade. Foi um momento enriquecedor para a troca de conhecimentos e experiências sobre o TEA. Que tenhamos mais encontros como este, que são muito importantes para levar conhecimento à nossa sociedade”, finalizou Denise Baía.