A qualidade e equidade, consideradas um grande desafio na educação, juntamente aos avanços alcançados nas políticas educacionais na Capital, foram temas motivadores para mais uma grande formação oferecida pela Prefeitura de Porto Velho. O VIII Congresso Municipal de Educação reúne centenas de profissionais em busca de conhecimento e desenvolvimento em suas carreiras e acontece anualmente no final do ano letivo.
Esse ano, a procura pela inscrição superou as expectativas mais uma vez, superlotando a casa de eventos Talismã 21 com 1.500 servidores inscritos e mais 500 cadastros de participação como ouvintes.
Direcionado pelo tema “Qualidade e Equidade: desafios e avanços nas políticas educacionais da rede municipal de Porto Velho”, o evento iniciou na manhã desta quinta-feira (28) e se estende até sexta-feira (29), com a participação de professores, gestores, orientadores escolares e supervisores, juntos para discutir e projetar planos estratégicos com o foco em aprimorar o sistema de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
A programação realizada no período da manhã e tarde aborda assuntos cujo objetivo é desenvolver a formação dos profissionais por meio de palestras e painéis que trazem temas como educação inclusiva, a equidade étnico-racial e social, além da importância da saúde mental de educadores que trabalham diretamente no ambiente escolar.
A titular da pasta de educação de Porto Velho, Gláucia Negreiros, pontuou que os assuntos abordados durante o Congresso contribuem para o aperfeiçoamento dos professores, com foco também no bem-estar mental de cada profissional, especialmente nesse período em que ainda se vivencia grandes desafios na alfabetização na idade certa, mesmo com avanços importantes conquistados pela gestão, onde se deu um saldo do 24º lugar para o 5º no ranking nacional entre as capitais do Brasil, segundo o MEC.
“A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem realizando, ao longo desses últimos sete anos, o Congresso Municipal de Educação como a pauta de políticas públicas de formação de professores. Esse é o oitavo Congresso e é sempre o momento em que a gente reúne o maior número de professores. Estão aqui mais de 2 mil educadores, justamente para discutir pautas prioritárias de alfabetização da idade certa, da primeira infância, da educação especial, educação empreendedora, da equidade racial e também para trabalhar nesse momento crucial as condições emocionais dos nossos maiores colaboradores”, explicou Gláucia.
“Uma das principais atrações para a nossa abertura foi a palestra do escritor palestrante best-seller, autor de oito livros de grande repercussão, principalmente na educação, Erik Penna, que entregou uma palestra cheia de conteúdo motivacional e pedagógico”, completou.
O palestrante Erik Penna abordou o tema de seu último livro, “Alegria para ensinar e transformar vidas”, onde se destaca a paixão e alegria da prática pedagógica e também o método inovador dos três “Is”, onde se oferta uma aula “Interessante, Interativa e Inesquecível”, segundo o autor palestrante. “É um tema que desenvolve o trabalho em sala de aula de forma alegre, descontraída, onde o professor se diverte enquanto ensina. Eu acredito que o grande educador atua com brilho nos olhos e alegria na alma”, disse o palestrante.
Para a professora Elisânia Assis Nunes, o congresso representa um papel importante anual na cidade de Porto Velho. “O congresso é uma formação, uma valorização e uma preparação dos professores para o próximo ano letivo. A gente se sente mais à vontade e encorajada para encerrar esse ciclo e já iniciar um novo no ano que vem”, comentou.
A programação segue nesta quinta-feira (28) no turno da tarde e na sexta-feira (29), com mais palestrantes e rodas de conversas, conferências e uma confraternização com show musical, alusivo ao dia comemorativo dos professores no encerramento.