Há 14 dias, um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Estadual Guajará-Mirim, unidade de conservação de Rondônia, na região Norte do estado, em Nova Mamoré.
O combate as chamas vem sendo realizado pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).
Segundo o Prevfogo, existem quatro frentes de fogo no Parque. No entanto, os brigadistas atuam em apenas duas frentes, já que não conseguem chegar ao incêndio por falta de aeronaves.
As equipes foram acionadas para combater o incêndio no dia 12 de julho, mas segundo o Prevfogo o incêndio foi identificado dia 11.
No dia 18 de julho, uma equipe se deslocou para atuar no local. Atualmente a equipe é composta por 12 pessoas. O pouco efetivo é apontado pela equipe como uma das principais dificuldades da operação.
O PARQUE
O Parque Estadual de Guajará-Mirim é uma unidade de proteção integral, com aproximadamente 220 mil hectares, localizada na zona rural de Nova Mamoré.
Ao longo dos anos, a região vem sofrendo devastação em decorrência da permanência de invasores no local. Os crimes mais recorrentes são extração ilegal de madeira, desmatamento, incêndio, pastagem, caça e pesca ilegal e grilagem de terras.