Para fortalecer o potencial turístico de Rondônia, o governo do estado participou do evento Meeting Brasil 2024, na terça-feira (30), em Buenos Aires, Argentina. O evento, que é voltado para o mercado internacional do setor, reúne uma equipe da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), que leva ações na área do ecoturismo, turismo de aventura, pesca esportiva e a crescente atividade de etnoturismo.
Conforme a superintendência, os segmentos indicam a importância da floresta amazônica em Rondônia, que tem proporcionado paisagens e experiências deslumbrantes aos visitantes. Da mesma forma, os benefícios da pesca esportiva nos rios, que abrigam mais de 800 espécies de peixes, e atraem pescadores renomados e entusiastas iniciantes; além da imersão na cultura indígena com experiências autênticas e contato direto com as comunidades locais por meio do etnoturismo.
O governador do estado, Marcos Rocha, destaca que a iniciativa oferece excelentes oportunidades para trocas de experiências. “Rondônia tem um dos principais recursos naturais pertencentes ao país, por isso aproveitamos para compartilhar modelos de atividades, projetos ou programas que possam atrair e estimular esse segmento de mercado. Acreditamos que o evento pode fortalecer a divulgação da diversidade turística e cultural em todo o mundo, abrindo caminho para a introdução de novas políticas públicas que gerem retornos positivos para o estado”, salientou.
GERAÇÃO DE NEGÓCIOS
Para o titular da Setur, Gilvan Pereira Junior, o Meeting Brasil é uma plataforma ideal para apresentar ao mundo a riqueza e a diversidade do turismo rondoniense. “Estamos confiantes de que o evento abrirá possibilidades para novos negócios e parcerias, consolidando Rondônia como um destino turístico de destaque na América Latina. Nosso estado tem turismo e nós vamos mostrar isso ao mundo.”
A participação do governo no evento reforça o compromisso em promover o desenvolvimento sustentável do turismo, gerando emprego, renda e oportunidades para a população local. A Setur atua no planejamento, promoção e valorização da cultura, impulsionando o desenvolvimento de produtos e destinos turísticos únicos e inesquecíveis.
Além de Buenos Aires, o evento vai ocorrer em outras três cidades estratégicas da América Latina: Santiago (Chile), em 1º de agosto; Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), no dia 5; e Lima (Peru), no dia 7.