Há seis meses das eleições municipais, pré-candidaturas ao executivo municipal em Porto Velho, já dão o tom de como a disputa será moldada neste ano. São pelo menos oito nomes que vem movimento o jogo político.
Nos últimos dias a disputa dentro do União Brasil levou o partido a se tornar o centro das atenções. O principal embate era saber se o partido lançaria Fernando Máximo ou apoiaria Mariana Carvalho. Máximo, ex-secretário de governo e agora deputado federal ameaçou deixar a legenda e garantir vaga em outra sigla para alçar o voo da disputa da cadeira mais importante do Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho.
Máximo queria apriveitar a janela partidária, encerrada na última semana, para a mundaça mesmo que a janela seja válida apenas para vereadores. Vale lembrar que vereadores e deputados estaduais e federais só podem mudar de partido durante a janela, para não perderem o mandato. Poucas são as brechas na lei que permitem uma mudança fora desse período.
Por enquanto o cenário ainda não está claro. A disputa só deve ter um horizonte mais desenhado a partir das convenções partidárias, até lá O Boto News separou o perfil dos nomes que vêm agitando os bastidores da disputa pela prefeitura da capital.
MARIANA CARVALHO – União Brasil

Reitora do Centro Universitário FIMCA, 37 anos, graduada em direito e medicina, eleita vereadora em 2008, eleita deputada federal em 2014 e 2018, em 2022 concorreu ao senado federal e apesar de não ter sido eleita, foi a mulher com maior expressão de votos da história de Rondônia.
FERNANDO MÁXIMO – União Brasil

Médico e Policial, 44 anos, graduado em medicina, foi secretário de saúde de Rondônia no período da pandemia, deputado federal com maior votação em 2022.
MARCELO CRUZ – Sem Partido

Empresário, 41 anos, deputado estadual, atual presidente da ALERO, eleito vereador em 2016, eleito deputado estadual em 2018 e reeleito em 2022, grande liderança política que pode alterar o cenário da disputa.
VINÍCIUS MIGUEL – PSB

Professor e Advogado, 38 anos, graduado em administração e direito, concorreu ao governo do estado em 2018 com expressiva votação, em 2020 pleiteou a prefeitura ficando em terceiro colocado.
SAMUEL COSTA – REDE

Jornalista e advogado, 34 anos, graduado em direito, pleiteou cargos de vereador em 2012, deputado estadual em 2014, prefeito em 2020 e deputado federal 2022.
RICARDO FROTA – NOVO

Jornalista e advogado, 44 anos, graduado em direito, estreante na disputa eleitoral, assim como sua sigla, seu principal posicionamento consiste na defesa da democracia, das liberdades civis, com incentivo ao empreendedorismo e à participação cidadã na política.
BENEDITO ALVES – Solidariedade

Jornalista e advogado, graduado em direito e contabilidade, pós-doutor em ciências jurídicas, atuou em diversas funções públicas entre elas no cargo de conselheiro do TCE-RO, se coloca pela primeira vez numa disputa eleitoral.
EUMA TOURINHO – MDB

Juíza aposentada, dedicou-se a magistratura por 25 anos, de família tradicional, neta do saudoso Jornalista Euro Tourinho, é vista por muitos como grande promessa para o cenário político atual.