Comunidades do Jardim Bela Vista e Rio de Janeiro recebem orientações sobre rede de esgoto em Ariquemes

Os moradores dos bairros Jardim Bela Vista e Rio de Janeiro participaram de uma reunião para esclarecer dúvidas sobre a rede de esgoto da região. A conexão dos imóveis à rede será autorizada em breve, e foram abordados pontos importantes como o uso adequado do sistema, o funcionamento da cobrança por disponibilidade e o processo de conexão.

De acordo com Tânia Olinda, analista de Responsabilidade Social da Águas de Ariquemes, o encontro com a comunidade foi muito esclarecedor. Além de tirar dúvidas, os moradores foram informados sobre o uso correto da rede de esgotamento sanitário.

“Esse contato inicial com a comunidade é muito importante para ouvir as demandas, esclarecer as dúvidas e mostrar pontos relevantes, como a questão da cobrança por disponibilidade e como o cliente deve se conectar à rede. O saneamento básico é um tema novo para o estado de Rondônia, então mostrar como esse sistema ajuda na qualidade de vida e na saúde dessas famílias é crucial”, explica.

O encontro também destacou os avanços das obras de esgotamento sanitário em Ariquemes. Atualmente, as obras estão no Setor 5, como parte das metas da concessionária, que já alcançou 30% de cobertura da rede de esgoto no município.

Para Ary Carlos Laydner, diretor-presidente da Águas de Ariquemes, o avanço das obras de esgoto posiciona o município em um ponto estratégico no estado de Rondônia.

“Hoje, Ariquemes é um dos municípios que mais investem em saneamento. Quando você divide o volume investido pela população, esse percentual chega a ser 60 vezes superior ao de alguns municípios do estado”, afirma.

Ainda segundo Laydner, os investimentos refletem o compromisso da concessionária com o bem-estar da população.

“Quando a Águas de Ariquemes investe na rede de saneamento, hoje com os investimentos voltados para o esgotamento da cidade, isso se reflete em economia para o poder público, que deixa de ter gastos com a atenção primária de saúde. Ariquemes já conta com um sistema de água tratada universalizado, o que significa que cada casa conectada à rede pública de abastecimento é um gasto a menos com doenças de veiculação hídrica”, ressalta o diretor-presidente.

Doenças de veiculação hídrica incluem cólera, febre tifoide, giardíase, amebíase e outras infecções que causam diarreia, vômito e dor abdominal. Também são exemplos dessas doenças a hepatite A, leptospirose e malária.

Conexão à rede de esgoto

Nas localidades onde a rede de esgoto já está disponível, os moradores podem realizar a interligação de seus imóveis ao sistema. Após a instalação da rede coletora, a concessionária implanta um Terminal de Inspeção e Limpeza (TIL) em frente a cada imóvel beneficiado. É nesse ponto que o proprietário deve fazer a ligação do imóvel à rede de coleta.

Para mais informações sobre a conexão de esgoto, os moradores podem entrar em contato com a concessionária pelo número 0800 690 0100 (WhatsApp e ligações) ou comparecer à loja de atendimento, localizada na Rua Canindé, 3545 – Setor Institucional. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira.

Em 2024, a concessionária inaugurou mais de 46 mil metros de redes coletoras, a Estação Elevatória e a Estação de Tratamento de Esgoto Jamari (ETE) — a mais moderna de Rondônia, com capacidade para tratar 20 litros de esgoto por segundo. A ETE de Ariquemes conta com tecnologia de ponta que usa luz ultravioleta para tratar o esgoto, o sistema é único no estado e garante mais eficiência no tratamento.

A ETE beneficia diretamente mais de 6 mil famílias nos setores 1, 3, 5 e parte do BNH. Nos próximos cinco anos, estão previstas a implantação de mais de 120 quilômetros de redes, fazendo com que a cobertura alcance 70% da cidade com esgotamento sanitário, promovendo saúde, meio ambiente e desenvolvimento sustentável em Ariquemes.

Notícias Relacionadas

  • All Post
  • Agronegócios
  • coluna
  • Cultura
  • Destaques
  • Esportes
  • Estilo de Vida
  • Geral
  • Notícias
  • Polícia
  • Política
  • Popular
  • Sem Categoria
  • Tecnologia
  • Tendências
  • Viagem

Comente sobre a notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Youtube

Facebook

Categorias

Tags

Edit Template

Assine a nossa newsletter

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

© 2025 Obotonews.com.br – O Boto News – Uma fonte confiável de jornalismo independente, a escolha certa para quem valoriza a credibilidade e a análise aprofundada dos acontecimentos.. desenvolvido pela CromaOn

plugins premium WordPress

Find Your Way!

Categories

Tags