O pré-candidato a prefeito de Porto Velho, Célio Lopes (PDT), está ampliando o arco de alianças para compor a chapa da Frente Democrática, reunindo partidos e federações que estão discutindo um novo projeto de desenvolvimento para Porto Velho, a Capital de Rondônia.
Uma futura coligação para a corrida eleitoral com a federação reunindo o PT, PV e PCdoB, que já tinha sido anunciada no final de junho, foi confirmada com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que se reuniu em Brasília com Célio Lopes, presidente do diretório municipal do PDT em Porto Velho, e Israel Trindade, presidente do diretório municipal do PT em Porto Velho.
Gleisi Hoffmann parabenizou os dois líderes partidários pela condução da construção do arco de alianças da Frente Democrática, e se comprometeu em fortalecer o apoio político necessário na esfera federal para eleição de Célio Lopes e dos vereadores e vereadoras dos partidos coligados.
“Estamos construindo alianças estratégicas em todo o país, e, o mais importante é que essa construção seja feita na base, como estamos realizando em Porto Velho, em sintonia com as necessidades e a vontade popular de cada município”, disse Gleisi.
Célio Lopes considera que agora a prioridade é confirmar a aliança com mais partidos, principalmente os que são do campo progressista.
“Estamos conversando com todos os partidos que têm alguma sintonia programática com o projeto coletivo e participativo que estamos construindo para Porto Velho e nosso objetivo é chegar na convenção conjunta com essas alianças confirmadas, bem como com o nome do pré-candidato a vice-prefeito”, disse Célio.
O presidente do PT de Porto Velho, Israel Trindade, destacou a importância do alinhamento com o governo federal para que o futuro prefeito de Porto Velho consiga realizar os projetos de desenvolvimento na Capital rondoniense.
“Por falta de alinhamento com o governo federal, temos um histórico grande de projetos não executados e até de recursos devolvidos, como no caso do saneamento e da saúde, e, por isso abrimos mão de uma candidatura própria para apoiar um nome de consenso e que tenha condições de executar esse projeto de desenvolvimento que estamos planejando para Porto Velho”, disse Trindade.
Os partidos que integram a Frente Democrática em Porto Velho devem realizar convenção conjunta no próximo dia 27 de julho para confirmar a candidatura do advogado Célio Lopes (PDT) a prefeito nas eleições municipais deste ano.
A convenção será realizada no auditório da Unopar, na Rua Matrinchã, 996, Bairro Lagoa. A expectativa é lotar o auditório com filiados dos sete partidos, simpatizantes da candidatura de Célio Lopes e convidados. Parte da convenção será transmitida pelas redes sociais do PDT e dos demais partidos da Frente Democrática.
PRÉ-CANDIDATURA
A redação de O Boto News já havia confirmado a aliança no começo desta semana. Cotada como pré-candidata do partido, Fátima Cleide confirmou a aliança e que estava fora da disputa.
Fátima afirmou que pesou o fato de o PDT fazer parte da base aliada do Governo Federal e de que a disputa na capital é uma prioridade do PDT. A ex-senadora afirmou que vai apoiar a candidatura de Célio Lopes na corrida ao Prédio do Relógio, sede do executivo.