O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) tem se consolidado como referência na formação acadêmica e cidadã de seus estudantes. Como resultado do trabalho desenvolvido ao longo de 2025 pelo Centro de Idiomas do Campus Porto Velho Zona Norte, o aluno Luís Henrique Almeida, de 16 anos, foi classificado para o MIB Final 2025 – Modelo Internacional do Brasil, uma das principais competições nacionais de simulação institucional. O estudante se destacou após um ano de intensa preparação conduzida pelo Centro de Idiomas do Campus Porto Velho Zona Norte, tendo participado da primeira simulação da ONU, o IFRO MUN, que teve como tema as políticas migratórias americanas, ocasião em que foi escolhido como o melhor delegado do evento.
Discente do ensino médio integrado ao curso Técnico em Administração, Luís Henrique se destacou após um ano de intensa preparação conduzida pelo Centro de Idiomas do campus, sob coordenação da professora Maria Teresa Pinto de Sousa, sob os olhares do Departamento de Extensão (DEPEX), ao qual o Centro de Idiomas é subordinado, com acompanhamento da professora Érica Navarro, pró-reitora de Extensão do IFRO. O trabalho pedagógico desenvolvido possibilitou ao estudante o aprimoramento de habilidades como oratória, argumentação, análise crítica e compreensão de temas globais contemporâneos.
O MIB Final é a etapa decisiva do campeonato nacional de simulações que está sendo realizado em Brasília, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada. A conferência reúne estudantes de todo o país para simular o funcionamento de organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas, e instituições nacionais, como a Câmara dos Deputados, promovendo debates e a busca por soluções para problemáticas contemporâneas ou históricas de relevância mundial.
Na edição de 2025, o evento tem como temática “A crise da governança global: o legado do pós-1945 em xeque”. O MIB Final 2025, que está acontecendo desde o dia 12 de dezembro e segue até o dia 19, conta com uma programação completa, da qual Luís Henrique participa integralmente, vivenciando uma experiência imersiva de formação acadêmica, política e cidadã.
A iniciativa contou com o apoio da Direção-Geral do Campus Porto Velho Zona Norte, por meio do diretor Jeferson Cardoso da Silva, e, de forma decisiva, da Reitoria do IFRO. O reitor Moisés José Rosa Souza viabilizou todo o apoio financeiro necessário para a participação do aluno no evento, reconhecendo os desafios logísticos e reafirmando o compromisso institucional com a valorização do mérito estudantil.
Para o reitor Moisés José Rosa Souza, investir em iniciativas como o MIB Final representa fortalecer a missão do IFRO de formar cidadãos críticos e preparados para os desafios do mundo contemporâneo. Segundo ele, o apoio a projetos que extrapolam a sala de aula amplia horizontes, estimula o protagonismo juvenil e projeta o IFRO no cenário educacional nacional.
Com ações como essa, o IFRO Campus Porto Velho Zona Norte reafirma seu papel como uma das principais instituições públicas de ensino do país, alcançando um patamar de excelência acadêmica e formativa que reflete o compromisso com educação de qualidade, inclusão e desenvolvimento humano.





