91% dos brasileiros da região Norte confiam na vacinação contra a dengue, mas fake news impactam a imunização efetiva

Uma pesquisa inédita, conduzida pelo instituto Ipsos e encomendada pela biofarmacêutica Takeda, com a colaboração da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), entrevistou 2 mil brasileiros – dos quais 8% são daregião Norte do país – para entender as percepções sobre adengue, a vacinação em geral e sobre a doença. Os resultadosmostram que 91% dos entrevistados do Norte veem a vacinação contra a dengue como uma medida eficazde prevenção, destacando-se como a região do país com maior confiançana imunização em comparação com a média nacional, mesmo diante da ampla exposição a fakenews, especialmente nas redes sociais.

Por outro lado, a busca porinformações sobre dengue é a menor dopaís, com apenas 63% se informando ativamente, em comparação a 76% da média nacional.Além disso, 86% consideram a dengue uma doença grave, abaixo da média nacional de 91%, evidenciando uma percepção menos alarmanteda doença.

Ao serem perguntados se receberam alguma fake news oudesinformação sobre vacinas em geralpor diferentes canais – internet,redes sociais, WhatsApp, amigos ou familiares, imprensa -, 70% dos entrevistados do Norte afirmaram já terem sido impactados por esse tipo de conteúdo, índice um pouco menor em relação à população geral, que foi de 74%.

“A pesquisa demonstraque, apesar do aumento da conscientização sobre os riscos da dengue, muitos moradores da região Norte ainda enfrentambarreiras para se vacinar devido ao impacto das fake news, que atingem 36% dos entrevistados relatando o recebimento de informaçõesfalsas sobre vacinas em geral pelasredes sociais”, afirma Juliana Siegmann,pesquisadora do Ipsos. “Esse dado ressalta a importância de um acesso qualificado à informação”.

Hesitação causada por desinformaçãona região Norte

Apesar do alto índice de confiança nas vacinas, o estudo revelou que a circulação de fake news impacta diretamente as decisões sobre a vacinação em geral:

•  – 36% dos participantes relataram ter recebido informaçõesfalsas sobre vacinas nas redes sociais.

•  – Quase 40% já deixaram de se vacinar ou recomendaramque outros não se vacinassem devido a dúvidas sobre segurança e eficácia.

• – 10% decidiram não se vacinar por causa de informações recebidas online ou de amigos e parentes.

•  – 19% não mudaram de opinião, mas ficaram na dúvida por causa das informações recebidas.

Em contrapartida:

•  – 88% prestam atenção nas campanhas de vacinação.

•  – 87% acreditam que as vacinas em geraltrazem benefícios.

•  – 93% dizem verificar a veracidade das informações sobre vacinas.

Impacto emocional das informações nasredes sociais

A pesquisa também avaliou os sentimentos despertados pelas informações sobre vacinas em geral nas redes sociais entre os entrevistados da região Norte:

  • 81% afirmam queasinformações trouxeram sentimentospositivos, como confiança (46%), tranquilidade (34%) e otimismo (33%). Entretanto, menos da metade (46%) ficou interessada no tema.

•  – 19% sentiram-se negativamente impactados, relatando desconfiança (13%), ansiedade (12%), medo (6%)e confusão (6%).

Principais fontes de informação sobre vacinas e dengue no Norte

• – Fontes de recebimento de informação sobre vacinas: TV (60%), redes sociais (45%) e postos de saúde(39%).

• – Plataformas mais buscadas: Instagram (60%), WhatsApp (46%), YouTube (44%) e Facebook (40%).

•  – Fake news mais comuns sobre dengue: eficácia da vacina, gravidadeda doença, curas milagrosas e informações incorretas sobre formas de contágio.

Conhecimento e atitudes sobre a vacinação contra a dengue na região Norte 

•  – 59% ouviram falar sobre alguma vacina contra adengue.

•  – 91% acreditam que a vacinação contra a dengue é eficaz para prevenir a doença.

•  – 46% afirmam ter ouvido informações que os desmotivaram a se vacinar, incluindo alegações de que a vacina foi desenvolvidarapidamente, não é eficaz ou causa efeitos colaterais graves.

O presidente da SBI, Alberto Chebabo, analisa que “a alta taxa de confiança na vacinação é um passo importante na luta contra a dengue,mas precisamos combater a desinformação que ainda desencoraja uma parcelasignificativa da população a levaro público elegível para receber a vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS).”

“Com 91% da população da Região Norte considerando a vacinação contra a dengue uma medidapreventiva eficaz, vemos avançosna conscientização. No entanto, é essencial fortalecer a confiança para combater a desinformação,que prejudica a adesãoà vacinação”, comenta Vivian Lee, diretora médica da Takeda Brasil.

Pais atentos

44% dos entrevistados da regiãoNorte são pais com filhosentre 4 e 17 anos. Embora cautelosos, eles têm atitudes mais positivas em relação à vacinação em geral, buscando informações e prestandoatenção às campanhas. No entanto, esse grupo está mais exposto a fake news,principalmente em redes sociais e canaispessoais como WhatsApp. “Esses pais reconhecem a importância das vacinas e buscam informações para tomar decisões mais informadas sobre a saúde de seus filhos”, destaca Dr. Chebabo, da SBI.

Conhecimento sobre a dengue entre os entrevistados do Norte

Embora a maioria reconheça a gravidade da doença, a disseminação de fake news, principalmente pelas redes sociais, destaca a importância das campanhas educativas.

 8 em cada 10 pessoas daregião Norte consideram a dengue uma doença grave.

•  – 63% buscam informações sobre a dengue.

•  – 37% lembram de campanhas ou ações nos últimos 12 meses.

•  – 39% já tiveram dengue; 87% conhecem alguém que teve.

•  – 25% conhecem alguém que já faleceu em consequência da dengue.

• – Redes sociais (29%) e WhatsApp/SMS (21%) lideram a disseminação de fake news. 

•  – Fake news sobre dengue abordam vacinas (alegações de ineficácia, perigo e efeitos colaterais graves), gravidade da doença (minimização da seriedade da doença); teorias conspiratórias (dengue como invenção); formasde tratamento (curas milagrosas e remédios caseiros ineficazes); informações incorretas sobre formas de contágio; dados confusos relacionados a outras doenças, como a Covid-19.

Para o médico infectologista Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e vice-presidente da SociedadeBrasileira de Imunizações (SBIm), o conhecimento sobre a gravidade da dengue é reconhecidopela população, mas a circulação de fake news, especialmente nas redes sociais, representa um desafio significativo para o controle da doença.“Informações falsas sobre vacinas em geral, formas de contágio e tratamentos acabam confundindo as pessoase dificultando a adesão a medidas preventivas e ao tratamento adequado. Por isso, campanhas educativas consistentes e claras são essenciais para combater esses mitos e reforçar a importânciada prevenção e da vacinação contra a dengue,” afirma Dr. Kfouri.

Referência

Estudo quantitativo por coleta online realizado pela Ipsos a pedido de TAKEDA PHARMACEUTICAL COMPANY LIMITEDno Brasil entre 30/10/2024 e 06/11/2024. Foram realizadas 2.000 entrevistas com amostra desproporcional por classe social em todo o território brasileiro com populaçãoacima de 18 anos de todas as classes sociais. Margem de erro total de 2,2 p.p e margem de erro do Norte de 8,9 p.p.

Sobre a Takeda
A Takeda está focadaem criar uma saúde melhor para as pessoas e um futuro mais brilhante para o mundo. Nosso objetivo é descobrir e oferecer tratamentos que transformem vidas em nossas principais áreas terapêuticas e de negócios, incluindo gastrointestinal e inflamação, doenças raras, terapias derivadas de plasma, neurociência, oncologia e vacinas.Junto com nossos parceiros, visamos melhorar a experiência do paciente e avançar uma nova fronteira de opções de tratamento por meio de nosso pipeline dinâmico e diverso. Como uma empresabiofarmacêutica líder baseada em valores e orientada por Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com sede no Japão, somos guiados por nossocompromisso com os pacientes, nossas pessoas e o planeta. Nossos funcionários em aproximadamente 80 Países e regiões são movidos por nosso propósitoe fundamentados nos valores que nos definem há mais de dois séculos. Para mais informações, visite www.takeda.com.

Notícias Relacionadas

  • All Post
  • Agronegócios
  • coluna
  • Cultura
  • Destaques
  • Esportes
  • Estilo de Vida
  • Geral
  • Notícias
  • Polícia
  • Política
  • Popular
  • Tecnologia
  • Tendências
  • Viagem

Comente sobre a notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Youtube

Facebook

Categorias

Tags

Edit Template

Assine a nossa newsletter

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

© 2025 Obotonews.com.br – O Boto News – Uma fonte confiável de jornalismo independente, a escolha certa para quem valoriza a credibilidade e a análise aprofundada dos acontecimentos.. desenvolvido pela CromaOn

Find Your Way!

Categories

Tags

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?