Porto Velho está na rota do World Creativity Day ou Dia Mundial da Criatividade para Cidades Estratégicas da Amazônia Ocidental 2025. O evento será realizado entre os dias 21 e 23 de abril em pontos diferente da capital de Rondônia, com serviços e atividades que valorizam o protagonismo da economia Criativa. Toda a programação será gratuita.
Para a escolha de anfitriões e voluntários, o fundador da Valendo Economia Criativa da Amazônia e Embaixador do World Creativity Day para Cidades Estratégicas da Amazônia Ocidental, o ativista social e empresário Beto Contartesi, deve visitar Rondônia pela segunda vez no fim de janeiro.
Fazer parte do WCD mostra que a Economia Criativa é uma realidade viva e ativa em Porto Velho, diz Contartesi.
“É fundamental que as novas lideranças, políticas, empresariais e do terceiro setor criem e melhorem os ambientes de produção e negócios para desenvolvimento das novas economias nos estados que compõem a Amazônia. Não podemos ser só consumidores, precisamos ser produtores nestes novos mercados e oportunidades”.
Órgãos da administração pública, entidades do terceiro setor, autarquias públicas e empresas como hotéis, estabelecimentos culturais, de entretenimento, de educação e de serviços já começaram a ser mobilizados para receber as atividades do World Creativity Day (WCD).
Além de Porto Velho, Manaus e Rio Branco, três das capitais mais importantes e estratégicas da Amazônia Ocidental, também vão receber as atividades do Dia Mundial da Criatividade. Uma importante integração em torno das novas economias, o que demonstra a importância da Amazônia no cenário nacional e internacional.
O Dia Mundial da Criatividade foi criado em 27 de abril 2017, através da Resolução 71/284 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, com o objetivo de destacar o papel da criatividade e da inovação para o desenvolvimento sustentável social e econômico nas mais diferentes esferas.