Com o objetivo de alinhar oportunidades de negócios com o mercado europeu, o governo de Rondônia recebeu o cônsul-geral da Itália, Domenico Fornara, e o vice-cônsul da Itália em Porto Velho, Cláudio Guastella, em um encontro que marcou um passo importante para o fortalecimento das relações comerciais entre Rondônia e a Itália, na sexta-feira (6), em Porto Velho. O evento contou com a presença de empresários e representantes de setores estratégicos, como o de café, mandioca, soja, milho e couro de jacaré.
A iniciativa, conduzida pela Coordenadoria de Atração de Investimentos (Invest Rondônia), visa identificar os principais interesses do mercado italiano e construir parcerias baseadas no potencial produtivo de Rondônia. “Este encontro fortalece o setor produtivo, aproveitando o reconhecimento internacional da qualidade de nossos produtos, como o café e o cacau”, salientou o governador do Rondônia, Marcos Rocha.
PARCERIAS ESTRATÉGICAS
O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, enfatizou o alinhamento entre o setor público e o empresarial para explorar novas oportunidades. “Estamos trabalhando para transformar Rondônia em um Hub de exportação, buscando também, atrair investimento internacional para industrialização de nossas commodities [produtos] e construindo parcerias de longo prazo com o mercado europeu, um parceiro estratégico ao estado.”
Especialistas participaram, também, da reunião para debater oportunidades em tecnologia, inovação e Economia Verde. O secretário-adjunto da Sedec, Avenilson Trindade, destacou que o alinhamento com o consulado é essencial para ampliar a presença de Rondônia no cenário internacional e trazer inovação ao setor agrícola.
FORTALECIMENTO COMERCIAL
Um dos resultados esperados do encontro é a criação de um plano de trabalho conjunto para promover acordos bilaterais entre Rondônia e Itália, focados na ampliação do comércio e na troca de tecnologias. O estado, com sua infraestrutura estratégica e o diferencial competitivo da hidrovia do madeira, está preparado para atender às demandas do mercado europeu, destacando-se como um importante parceiro comercial. Além disso, reforça-se o compromisso com práticas sustentáveis, promovendo o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, destacando o imenso potencial de Rondônia na Economia Verde e Bioeconomia.
O evento contou com a participação de secretários estaduais, coordenadores e representantes de instituições como Sedec, Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação do Comércio do Estado de Rondônia (Fecomércio), e Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero). Empresários e especialistas contribuíram para as discussões estratégicas.