O BOTO NEWS – ELEIÇÕES 2024
O candidato a prefeito de Porto Velho, Célio Lopes (PDT 12), filho de pescadores e profundo conhecedor da realidade das comunidades ribeirinhas, lançou nesta quarta-feira (11), uma proposta de grande impacto para a cidade: o Programa de Repovoamento de Rios e Igarapés.
A proposta foi apresentada em reunião com os pescadores e ribeirinhos da Colônia de Pescadores Tenente Santana, que reúne pescadores e pescadoras do baixo e médio rio Madeira. Célio destacou que a iniciativa deve recuperar a diversidade e multiplicar a quantidade de peixes, que sofreu grande redução após a construção da usinas hidrelétricas no rio Madeira.
“Além do repovoamento dos rios, assumo aqui o compromisso de criar a infraestrutura necessária no Porto do Cai n’Água para o escoamento da produção de pescado e agrícola, bem como a revitalização de toda orla urbana do rio Madeira, com mirantes e parques lineares”, disse Célio Lopes.
REPOVOAMENTO
O Programa de Repovoamento de Rios e Igarapés propõe a reintrodução de milhões de peixes nativos no Rio Madeira e seus afluentes. O objetivo é recuperar os estoques pesqueiros e fomentar atividades como o turismo de pesca esportiva, gerando emprego e renda para as comunidades locais, principalmente para os pescadores que dependem dos recursos naturais para sobreviver.
“Eu cresci vendo as dificuldades das famílias que dependem dos rios. Com o repovoamento, vamos garantir que essas pessoas continuem a tirar seu sustento das águas, de forma sustentável e respeitando o meio ambiente,” afirma Célio Lopes.
BENEFÍCIOS
Além da preservação ambiental, o programa traz diversos benefícios econômicos e sociais, como novas oportunidades de emprego por meio do turismo de pesca esportiva e outras atividades ligadas ao ecoturismo; e o envolvimento das populações ribeirinhas, que serão parte fundamental do processo, garantindo que o conhecimento local seja respeitado e aproveitado.
“Meu compromisso é garantir que Porto Velho cresça de forma equilibrada, promovendo desenvolvimento econômico sem sacrificar o que temos de mais precioso: nossos rios e a natureza que nos cerca,” reforça o candidato.